O que é o Wi-Fi? Como o Wi-Fi Funciona?

Wi-fi você sabe o que é, como o wi-fi funciona, qual a diferença entre as frequências 2.4 GHz e 5 GHz, o que interfere no sinal do wi-fi, qual a diferença entre wi-fi e internet?

Se você ainda não sabe, nós vamos te ajudar a intender tudo isto, vamos lá!

1 – O que é wi-fi?

Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc.

O wi-fi permite que muitos dispositivos como smartphones, notebook, câmeras dentre outros se conectem à internet, e permite que estes e vários outros dispositivos troquem informações entre si criando uma rede.

2 – Como o wi-fi funciona?

Assim como acontece com a televisão, rádio e celular, as redes wi-fi fazem uso de ondas de rádio comuns para transmitir informações de internet.

As ondas de rádio são transmitidas por meio de um adaptador, ou seja, o roteador que as decodifica e emite o sinal através das antenas, que são a parte principal do wi-fi.

Estes sinais emitidos pelos roteadores podem chegar via cabo, linha telefônica, ou ondas de rádio. Hoje temos duas frequências disponíveis pelos governos, nas quais esta troca de informação pode acontecer que são 2.4 GHz ou 5.0 GHz, sendo que quanto maior a frequência, maior a capacidade do sinal para carregar um número maior de informações.

3 – Qual a diferença entre as frequências 2.4 GHz e 5 GHz?

Vamos começar explicando que o termo GHz (giga-hertz) está associado ao desempenho, sendo assim um processador de 5 GHz é bem mais potente que um de 2.4 GHz.

Precisamos entender um princípio básico quando falamos de frequências de rádio: quanto mais alta a frequência do sinal, mais forte ele vai ser, porém seu alcance será menor. Desta forma podemos dizer que o sinal de 5GHz possui mais intensidade a curta distância, e o sinal 2.4 GHz carrega menos dados de uma única vez, porém chega a distâncias maiores.

O sinal 2.4 GHz é mais eficiente na hora de atravessar objetos sólidos, como por exemplo paredes, algo que o sinal 5 GHz não realiza com eficiência.

Porém a frequência 5GHz é mais ampla e possui vinte e três canais de transmissão que não se sobrepõe, diferente do 2.4 GHz que possui somente três canais, estes fatores fazem com que exista menos interferência na frequência mais alta.

 4 – O que interfere no sinal do wi-fi?

Muitas vezes a falha no sinal de internet não vai estar atribuída ao seu roteador ou o plano de internet que você adquiriu, vamos te explicar um pouco sobre estas interferências para que você consiga melhorar o sinal de internet na sua casa.

Podemos começar falando sobre a posição do roteador, uma vez que já explicamos nos itens acima que o wi-fi é uma onda de rádio, o mesmo sofre mudanças em sua intensidade conforme a distância entre roteador e os dispositivos conectados a ele, ou seja quanto maior a distância, menor a intensidade de sinal, o que torna menor a velocidade disponível.

Outro item a ser abordado são as paredes, quando a casa é muito grande ou tem paredes com acabamentos muito grossos reflete na qualidade do sinal, nestes casos o ideal é posicionar o roteador em uma área central da casa. Caso você não tenha como mudar o roteador de lugar o recomendado é o uso de repetidores de sinal.

Mais um dos vilões em interferência são os espelhos, se você tem um espelho muito grande no mesmo ambiente do seu roteador, ele pode atrapalhar na distribuição do sinal de internet. Grandes espelhos usam um revestimento de metal na parte traseira, e as superfícies metálicas tem um alto poder de refletir o sinal do wi-fi, isto pode ocasionar um “efeito bate e volta” nas ondas de rádio.

E para fechar este tópico temos os fornos micro-ondas e os telefones fixos sem fio que também podem atrapalhar o sinal de wi-fi na sua casa. Isso porque muitos deles operam na frequência de 2,4 GHz, a mesma da rede wi-fi utilizada na maioria dos roteadores.

5- Qual a diferença entre wi-fi e internet?

Precisamos esclarecer neste tópico que apesar do que muitas pessoas pensam, wi-fi e internet não são a mesma coisa.

A internet é um sistema global de redes de computadores que liga redes privadas, públicas, comerciais e governamentais a uma vasta fonte de informações e de serviços.

Já o wi-fi como explicamos anteriormente é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc.

Conclusão:

O wi-fi é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos e que utiliza ondas de rádio para propagar o seu sinal, hoje trabalhamos com dois tipos de frequência para dissipação de sinal a 2.4 GHz e a 5 GHz onde entendemos que quanto mais alta a frequência do sinal, mais forte ele vai ser, porém seu alcance será menor.

Fica claro também que precisamos nos atentar as interferências que podem causar muitas falhas no nosso sinal de internet, e que muitas vezes esta falha não está diretamente ligada ao nosso roteador ou a velocidade do plano que adquirimos e sim a vários fatores externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *